curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Desastres Naturais

Urgente alerta da ONU sobre elevação recorde do nível do mar

A ONU emitiu um alerta sobre a elevação recorde do nível do mar, de acordo com um relatório da OMM divulgado recentemente. O estudo revela que áreas do Pacífico sofreram um aumento de 15 cm nos últimos 30 anos, em contraste com a média global de 9,4 cm. Durante visita a Tonga, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou a urgência da situação, destacando que a poluição e o aquecimento global estão devastando os oceanos. Os impactos já afetam comunidades costeiras, sendo a adaptação e investimento em resiliência essenciais para mitigar os danos futuros.

Tragédia no mar: bilionário e filha entre as vítimas de naufrágio na Itália

Na quarta-feira, 21 de agosto de 2024, mergulhadores localizaram cinco corpos dentro de um iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, na Itália. Entre as vítimas, estava Mike Lynch, conhecido como o 'Bill Gates do Reino Unido', e sua filha. O naufrágio foi causado por um tornado que atingiu a região, resultando em um total de seis mortes, enquanto quinze pessoas a bordo foram resgatadas. As autoridades locais ainda não confirmaram oficialmente as identidades dos demais corpos recuperados. As buscas continuam, apesar de longas e desafiadoras.

Catástrofe no Rio Grande do Sul: mortos por enchentes chegam a 169

O número de mortos no Rio Grande do Sul por conta das enchentes chega a 169, com 56 desaparecidos. As fortes chuvas deixaram mais de 580 mil pessoas desalojadas e mais de 800 feridas, além de 12 mil animais resgatados. A busca por desaparecidos continua, com mais de 27 mil pessoas envolvidas nos resgates. A previsão é de mais chuva no início da semana, porém sem agravar os alagamentos existentes. Após o ciclone, a situação deve melhorar, com dias sem chuva volumosa. O estado já enfrenta desafios adicionais, como a presença de lixo e aumento de casos de leptospirose.

Pesquisador alerta que cidades inteiras no RS terão que mudar de lugar devido a despreparo contra chuvas

Um pesquisador alertou em junho de 2022, em uma audiência pública na Câmara Municipal de Pelotas (RS), sobre a falta de preparo das cidades gaúchas para chuvas extremas, prevendo inundações em áreas antes não atingidas. Agora, com as enchentes que deixaram 90 mortos no Rio Grande do Sul, o especialista defende que cidades inteiras precisarão mudar de lugar, afastando infraestruturas urbanas de áreas de maior risco. O planejamento ambiental poderia ter evitado algumas tragédias e é fundamental para se tornar mais resiliente a eventos climáticos extremos.

Imagens satelitais revelam destruição causada por enchentes em Porto Alegre

Imagens do satélite Sentinel 2 mostram Porto Alegre antes e depois das tempestades que causaram enchentes no Rio Grande do Sul. As águas do lago Guaíba invadiram a capital, deixando vias submersas, moradores desalojados e serviços públicos afetados. Com previsão de mais de 10 dias para o nível da água baixar, a cidade enfrenta desabastecimento e suspensão de aulas. O aeroporto internacional fechado e moradores relatam saques. As baixas temperaturas previstas para a semana podem agravar a situação dos desabrigados e desaparecidos, com o presidente Lula prometendo um plano de prevenção de acidentes climáticos.

Enchentes devastadoras atingem o Rio Grande do Sul

Mais de 100 pessoas podem ter morrido em decorrência das enchentes, 39 mortes foram confirmadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira. Nos últimos dias, metade da chuva prevista para todo o ano de 2024 caiu no estado do Rio Grande do Sul, causando uma situação terrível. Porto Alegre está em estado de alerta devido à elevação do nível do Lago Guaíba, atingindo recorde. Comunidades inteiras parecem ter sido varridas do mapa devido ao transbordamento de rios. A situação climática é considerada desastrosa e a previsão é de mais chuvas na região.

Governo permite reembolso de taxa de inscrição para 'Enem dos concursos' em casos de desastres naturais

O governo federal anunciou que os candidatos afetados por desastres naturais poderão solicitar o reembolso da taxa de inscrição do 'Enem dos concursos'. No Rio Grande do Sul, 86 mil pessoas se inscreveram para o concurso, que foi mantido mesmo após chuvas históricas no estado. Os participantes que se encaixarem em condições do edital podem pedir o ressarcimento até o dia 10 de Maio. A solicitação deve ser feita por meio da Área do Candidato. O governo busca uma solução jurídica para realizar o exame diante das fortes chuvas que atingem o estado.

Temporais no RS deixam 32 mortos e ameaçam Guaíba com cheia recorde

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29) já deixaram 32 mortos e 60 desaparecidos, além de afetar rios de todo o estado. Diferente de 2023, a chuva desta semana se espalhou por diversas regiões, elevando o risco de cheia recorde no Guaíba, que pode ultrapassar os 5 metros. Barragens e encostas estão sob ameaça, levando o governo a decretar estado de calamidade. Além disso, as chuvas intensas são explicadas por três fenômenos regionais, agravados pelas mudanças climáticas, com previsão de mais chuvas intensas nas próximas 24 horas.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!